sábado, 17 de janeiro de 2009

Num olhar que disfarça...

Boa madrugada, meus queridos amigos... Três horas da manhã de uma sexta feira pra sábado, e cá estou eu, acordado e relembrando certas nuances do meu passado...

Eu, naquela época, ouvia música ruim em questão de instrumental (pelo menos eu a vejo assim hoje), porém sempre fui apaixonado por letras profundas... E quem disse que não poderia encontrar uma frase desse porte em uma música dessa época?

"A face do ódio é a imagem da face do amor... Mas a gente quer sempre ver na nossa frente um grande amor sem ódio... Um grande amor sem dor..."

E não morre aí o nível das citações...

"A face do remorso é quando a gente admite a culpa, e pensa em pedir perdão... Chega pra perdir perdão... Chora pra pedir perdão... Mas quando vai pedir perdão, o orgulho cala o coração..."

Caras, essas músicas passavam uma mensagem diferenciada pra mim na época, não conseguia analisar a profundidade de algo como:

"Nem sempre o sorriso que se dá expressa o que vêm do coração: podemos sorrir pra não chorar, ou mesmo chorar de emoção! Por isso é preciso analisar e, se for o caso, dar a mão..."

E ainda assim essas músicas marcaram como ferro a minha alma... Talvez eu tenha me tornado uma pessoa melhor por conhecer esse universo que conheço hoje, porém não seria ninguém se não fossem os grandes "professores" do passado.

Vejo hoje, do alto da minha "experiência", nos meus longos vinte e três anos nessa terrinha que compartilhamos, que muito do que passamos já foi visto por nós de alguma forma no passado: seja por nossos pais, por músicas, por conversas ou afins. E sim, eu sei que "conheça teu passado para não cometer atrocidades em seu futuro" é algo muito velho, que todo mundo já conhece e tudo mais, porém quantos de vocês fazem sessões nostálgicas em suas vidas?

Do tipo pegar um caderno de pensamentos antigo, tirar a poeira e reler tudo o que lhe movia então? Ler letras das músicas que gostava na época? Eu, em minha adolescência, tinha dois cadernos que me acompanhavam pra todo canto que eu ia... Em ambos se encontravam as letras das músicas que eu gostava, e algumas composições minhas daquela época... Cara, ali estavam todos os meus pensamentos, meus desejos, minhas vontades, minhas escolhas, minhas decepções, meu eu VERDADEIRO, e não aquela imagem que eu utilizava na frente dos outros...

Não vou mentir pra vocês, caí em prantos quando reencontrei esses cadernos. Vi o quanto eu mudei, mas me reconheci naquele caderno... Vi que, por mais que o homem cresça e amadureça, as raízes e os pensamentos pouco ou nada mudam. Mesmo que sendo um garoto assustado, perdido e na beira de uma depressão, eu vi nos olhos daquele garoto que um dia eu fui lampejos do homem que sou hoje... Vi que meus conceitos de honra, lealdade, amizade e vida estavam já tatuados em minha pele. Vi que a semente do amor já havia sido plantada em meu peito, que ardia em chamas, e que eu ainda não a compreendia... E vi muito mais, mas são coisas que guardarei pra mim...

Certa vez eu li que quem conhece a si mesmo, pouco ou nenhum inimigo valoroso encontra no caminho... E sei que ainda falta muito na minha rota de auto-conhecimento, porém sei que hoje estou no caminho certo, pois aquele garoto que um dia eu fui se orgulhou do homem que eu me tornei. Se orgulhou das provações pelas quais o homem passou, se orgulhou dos tombos, machucados, cicatrizes e marcas que meu corpo hoje têm de todas as lições que eu passei. E se orgulhou ainda mais por eu respeitar as suas origens, e continuar a ser quem ele era: meio inseguro, meio desestabilizado, mas fiel à suas convicções...

E vocês, já se reencontraram com seus antigos "Eu's"? Já pararam para analisar as mudanças pelas quais vocês passaram, e viram se continuam fiéis à vocês mesmos? Já aprenderam novas lições, para ensinar àquele garoto, ou garota, que vocês foram um dia?

Ou melhor ainda, já reencontraram seus "caderninhos"? Se ainda não, o façam... Não existe experiência melhor do que conhecer a si mesmo e relembrar o passado...

Abraços meus leitores, e desculpem pelo post curto, porém já é tarde. Finalizo esse post com mais uma citação daquela música:

"Antes de criticar, devemos refletir: os olhos da ilusão podem nos confundir, injustiçando assim o ego de um irmão. Não dá pra censurar sem ver o coração..."

3 comentários:

Grazi disse...

Sim, eu tenho maus caderninhos... Tenho meus diários e minhas agendas...
Guardo tudo com o maior carinho, pq assim como você, abrir aquilo e ver quem eu era me torna 'mais eu'.

Amei o post Kadu! *-*


Beijão meu querido! ;*

Grazi disse...

Ops.! O.O


Maus caderninhos não!

Meus* caderninhos! ;P


P.S.:Isso ficou estranho...

Kamyla disse...

texto muito bom!
"pegar um caderno de pensamentos antigo, tirar a poeira e reler tudo o que lhe movia então? Ler letras das músicas que gostava na época?" Me identifiquei bastante. :)