quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"...battered and bruised..."

Pois é, o que eu nunca imaginei que fosse ocorrer deu na minha cara essa madrugada: Mike Portnoy, um dos três fundadores do Dream Theater, deixou a banda, depois de vinte e cinco anos de estrada.


Eu honestamente não tenho palavras pra descrever a tristeza que me abateu na hora que recebi essa notícia. E não achem que é besteira, galera. Um amigo meu comentou comigo que achava “drama exagerado” o fato de eu estar à beira das lágrimas por isso, pois o cara e a banda não estariam dando a mínima pra minha situação.

Acontece que não é bem assim. Dream Theater, pra mim, não é apenas uma bandinha que eu ouço quando tô bem, ou que me agrada. Significa muito pra mim. As letras me passam mensagens positivas pra sempre seguir em frente, não importa a situação. E isso não é fanatismo pela banda, apenas é algo que me abalou e ponto. Não consigo nem expressar em palavras o quanto eles significavam pra mim, simplesmente por não ter assimilado a pancada direito.

Eu estive em três passagens deles pelo Brasil. São seis anos de paixão pela banda, acompanhando o trabalho deles, torcendo pra que a banda lançasse um CD melhor do que o anterior, e quase sempre tendo minhas expectativas atendidas. Não é um vício irracional, eu não me sentia parte da família dos caras, não os idolatrava como deuses também, só que sempre fui apaixonado pela música que os caras faziam acontecer.
Entendo as razões do Portnoy ao sair, claro que entendo. Ele deixou tudo bem claro aqui, na nota oficial em seu site: http://www.mikeportnoy.com/forum/m2585154.aspx - Não tenho que discutir quanto às suas motivações, eu acho que o cara tem que buscar ser feliz e ponto. Se a banda não trás mais a felicidade que trazia antigamente, bola pra frente e sejamos felizes.

Porém, PRA MIM, o Dream Theater morreu. Não é um chilique de fã desesperado, apenas não consigo ver como a banda vai continuar sem a alma dela. O cara não era apenas o baterista excepcional, backing vocal e letrista principal: o cara era a ALMA do grupo. Mas os caras vão seguir em frente. Espero mesmo que eles consigam honrar o nome que eles vão carregar, pois sempre serei fã de todos eles, mas sem o Portnoy pra mim não é mais Dream Theater e ponto.

Encerro aqui esse post com dois vídeos que até hoje me trazem lágrimas nos olhos:



Parte um e dois de Peruvian Skies, ao vivo no Credicard Hall em 2005


Voices, em 2008, no estacionamento do Credicard Hall.

7 comentários:

Moon Goddess disse...

Repito o que você disse aí em cima: Quero ver como vai ser o DT sem ele! e quem vai honrar aquele posto atras da bateria como só ele sabia fazer!
Graças aos deuses que ele vai continuar tocando porque ele ama o que faz, ia ser um puta disperdicio aquele talento todo "estacionado"!

Fico feliz que tenha postado aqui! Nessas horas de grandes emoções que saem nossos melhores textos!
bjs

*me cobra o drink depois tá ;)

Rodrigo disse...

É uma pena e me entristece muito ver um Dream Theater sem o Mike Portnoy, que pra mim é o segundo melhor baterista que eu já vi (o primeiro pra sempre será Neil Peart do Rush AKA minha banda favorita).

Só acho que já estão fazendo muito alarde por causa de sua saída. Vamos ser realistas, seria muito pior se sua saída fosse por motivos piores, como o baque que todo mundo tomou quando Dio morreu. Ele simplesmente estava 'cansado', e como ele mesmo falou, o seu ritmo não acompanhava mais o da banda. Acho que pra fazer o que ele fez ele só provou ser muito verdadeiro consigo próprio, e essa é uma das maiores virtudes do ser humano.

Curto - e muito - Dream Theater, Portnoy sempre fez um trabalho espetacular como baterista da banda, mas nunca sabemos o que virá daqui pra frente. Eu curtia muito o Dream Theater com o Kevin Moore, mas sou obrigado a dizer que o Rudess faz um trabalho impressionante na banda! Enfim, pra resumir o meu raciocínio, Portnoy taí pra continuar seus outros projetos e (talvez) o Dream Theater passe a ter um baterista tão capaz quanto o Portnoy. A banda é de um talento incomparável e não será por isso que a banda simplesmente vai 'morrer'.

E quem sabe um dia não role como no Iron Maiden, que depois de um tempo o Bruce Dickinson retornou?

P.S.: Por um acaso eu fui um dos que te apresentou Dream Theater?!?

MagusDiablo disse...

Exatamente, Scorpo. Você e o Peterson que me apresentaram a banda. Você sozinho me apresentou o Blind também hahah

Maldito disse...

confesso que na minha época headbanger eu tentei ouvir Dream theather varias vezes. Mas acho que meu cerebro funciona rapido demais para suportar mnusicas de vinte minutos...
Mas é valido seus sentimentos,...tremo todo em saber que provavelmente um dia o Metallica tb acabará!
Abração!

@wagaoongaro disse...

Eu gostava do DT porque eu toco baixo e o baixista do DT é fera d+, mais fazer o que é a vida

Júnior disse...

Esse tema de hoje não domino... eheheh

Mas como sempre fluindo as idéias do Sr. Kadu!


Abração brother!

Thiago (JN) disse...

O DT me acompanhou por bons momentos da minha vida e digo-lhes que a banda fez e vem fazendo a trilha sonora da minha vida!
Recebi a noticia hoje no trabalho e confesso que tive que sentar, pois começei a chorar...
Mas o que vale pra mim são os momentos únicos que guardo na memória dos shows que fui. Compartilhei momentos maravilhosos com meus grandes amigos e isso que vale agora...